Uma viagem pelos meus discos
1001 Sons 09 - Brit Rock 60s Mais um mergulho pelo rock birtânico dos anos 60 nesse projeto que lista os sons que mais fizeram a minha cabeça. Desta vez vem uma mistura de bandas consagradas com outras um tanto mais obscuras. E, claro, tem muito rock, uns que pendem mais para o blues, outros para o R&B. Mas o que importa é que são todas canções poderosas a seu modo e assombram a minha cabeça há muitos anos. Saca só:

1. We Gotta Get Out of this Place - The Animals
2. I Wish You Would - The Yardbirds
3. Gloria - Them
4. Wild Thing - The Troggs
5. Sunshine of your Love - Cream
6. Don't Bring Me Down - The Pretty Things
7. Everything Is All Right - The Mojos
8. Gimme Some Lovin' - The Spencer Davis Group
9. Baby Take Me - Steampacket
10. Desdemona - John's Children


Direct download: 1001_-_brit_rock_60s.mp3
Category:Projeto 1001 -- posted at: 2:00pm -03

Lancamentos 11 - The Sonic Uma das minhas bandas favoritas desde a adolescência é o Sonic Youth. Gosto tanto do som do quarteto quanto da infinidade de trabalhos paralelos de seus membros. Mas isso é pre dizer que The Eternal, novo do Sonic Youth em homenagem a diferentes vanguardistas, inspirou esse podcast. Começo com a dupla canadense Japandroids (foto), que lançou agora o irônico e roqueiro Post-Nothing, passo por Dos, segundo LP do Wooden Shjips, banda que faz um stoner rock de garagem como ninguém, e termino com a elegância das guitarras do Sonic Youth..

1. The Boys Are Leaving Town - Japandroids
2. Aquarian Time - Wooden Shjips
3. Poison Arrow - Sonic Youth
Direct download: lancas_10_-_and_roll.mp3
Category:Lançamentos -- posted at: 8:49pm -03

Shuffle 12 - Fridge & Four Tet Com o relançamento do Eph, do Fridge, de 1999, um disco essencial do pós-rock inglês, e também de Early Output 1996-1998, voltei a ficar fissurado por esse trio formado pelo Kieran Hebden na guitarra, Adem Ilah, no baixo e Sam Jeffers na bateria. Claro, o mais famoso dos três é o Kieran, que responde pela alcunha de Four Tet. Então reuni os discos do Fridge e do Four Tet para ver no que dava no shuffle:

1. Sun Drums And Soil (Part 2) - Four Tet
2. Orko - Fridge
3. Tuum - Fride
4. Thirtysixtwentyfive - Four Tet
5. Pockets - Four Tet
Direct download: shuffle_fridge_4_tet.mp3
Category:Shuffle -- posted at: 10:34pm -03

1001 Sons 08 - Mod Ninguém entende um mod. Brincadeira. Parti da minha preferência em relação ao The Who (foto) -  a banda é fantástica mas acho que as primeiras gravações as mais legais de toda a careira, para encontrar 10 gemas da época do mods. Mod é uma expressão cultural, não um estilo de música1. No saco do mod está a onda que parte do R&B e do soul americano, passa pelo freakbeat e vai até a chegada do rock psicodélico. É um som que começa bem negro e dançante no começo da década de 90, vai ficando nervoso, anfetaminado, no meio da década e começa a pirar com o ácido mais para o fim. Aqui, teremos uma pequena amostra da explosão roqueira na Inglaterra dos anos 60. Mas essa vai consumir vários Discofonias do projeto 1001, porque eu tenho um fraco pelo rock inglês dos anos 60. Voltando ao som dos mods, aí vai a lista:

1. My Generation- The Who
2. Everybody´s Gonna Be Happy - The Kinks
3. Circles - Les Fleur de Lys
4. Making Time - The Creation
5. When the Night Falls - The Eyes
6. All or Nothing - The Small Faces
7. Leaving Here - The Birds
8. You´ve Got What I Want - The Sorrows
9. My Friend Jack - The Smoke
10. I´ll Keep On Holding On - The Action
Direct download: 1001_sons_mod.mp3
Category:Projeto 1001 -- posted at: 5:58pm -03

Lancamentos 10 Reuni neste podcast uma mistura improvável de pós-tropicalismo com música caipira e conto essa história através dos novos do Lula Queiroga, Tem Juízo Mas Não Usa, do Matuto Moderno, Empreitada Perigosa, e do Siba com Roberto Corrêa (foto), Violas de Bronze.

1. Tecto Pop - Lula Queiroga
2. Viola Cósmica - Matuto Moderno
3. Procissão da Chuvarada - Siba e Roberto Corrêa
Direct download: Lancamentos_10_-_Viola.mp3
Category:Lançamentos -- posted at: 1:28pm -03

Shuffle 11 - Anticon Fim de semana caseiro (de novo), e botei uns velhos discos de bandas do coletivo americano Anticon que não ouvia há um tempo e me empolguei. Comprei o novo do Themslves (foto), que está ótimo e resolvi dar um shuffle numa lista com bandas e projetos relacionados a essa turma que nasceu com o hiphop alternativo e hoje está até em projetos de rock. O bom é que na mistura vieram coisas novas e mais antigas, do começo destes anos 00.

1. For No Money - Themselves feat. Sole
2. Sweet Cream in It - Jel
3. Riffle Eyes - cLOUDDEAD
4. Reflections - Atmosphere
5. Martyr Theme Song - Sole & Moodswing9
Direct download: Shuffle_11_-_Anticon.mp3
Category:Shuffle -- posted at: 6:07pm -03

1001 Sons - rock americano do fim dos 60 De todos os podcasts do Projeto 1001 até agora, este foi o mais difícil. Mas estava na hora de eu enfrentar escolhas mais complicadas, buscar em artistas que eu gosto muito e que ouvi desde moloque aquela música que fosse a que mais tem a ver com a minha história com a banda, com o porquê quase psicanalítico de gostar daquele som e com uma qualidade inegável para estar entre os 1001 sons deste projejo. E fui pras cabeças do rock americano da segunda metade da década de 60. Hoje tem sons que saem de clássicos como Cheap Trhills, Are You Experienced?, Forverer Changes, American Beauty, Fifth Dimension, só para citar alguns desses discos que povoaram a minha adolescência. E claro, ainda faltam grandes nomes do rock americano da década. Eles entrarão nos próximos. Por enquanto, curta este podcast cheio de hits:

1. Good Vibrations - The Beach Boys
2. Purple Haze - Jimi Hendrix
3. Piece of My Heart - Janis Joplin
4. Soul Sacrifice - Santana
5. Eight Miles High - The Byrds
6. Truckin'- Grateful Dead
7. A House Is Not A Motel - Love
8. Hot Burrito 2 - The Flying Burrito Brothers
9. The Weight - The Band
10.The End - The Doors
Direct download: 1001_60s_rock_eua.mp3
Category:Projeto 1001 -- posted at: 2:28pm -03

Lancamentos 09  - Camera Obscura, Vetiver, Calexico, Em primeiro lugar, neste podcast eu não consegui gravar as minhas falas. Emprestei meu equipamento de gravacão no sábado e ele voltou faltando um pedaço. Então, o que eu tinha para dizer sobre esses novos sons, eu escrevo. As três músicas da semana vêm da linhagem do folk e do country. Primeiro eu toco uma nova do My Maudin Career, do Camera Obscura (foto), quarto disco dessa banda de Glasgow que parte do folk mas entrega um pop delicioso. Depois toco uma do Tight Knit, também o quarto disco do Vetiver, que eu conheci depois de me apaixonar pelo som do Devendra Banhart, convidado frequente da banda. O principal eixo do Vetiver é o folk, embora nos dois últimos discos deles, havia uma inclinação forte pro blues. A alma do Vetiver é o compositor Andy Cabic, mas suas músicas crescem muito com os arranjos da banda. Para terminar, toco uma música do Calexico que está em Man of Somebody's Dream, um disco tributo a grande Chris Gaffney, que morreu de câncer no fígado há um ano. Esse disco, que acaba de ser lançado, traz gente como Los Lobos, The Iguanas, Alejandro Escovedo e Calexico. ou seja, uma boa turma de malucos sulistas, os caras certos para interpretar esse compositor mais identificado com a country music, mas com um toque de inteligência e um olhar de cronista que ultrapassa gêneros e chega bem perto da fronteira com o México. Até por isso escolhi o som texmex do Calexico para representá-lo. Vamos às músicas:

1. Honey In The Sun - Camera Obscura
2. Another Reason To Go - Vetiver
3. Frank's Tavern - Calexico




Direct download: lancas_09_-_folk_you.mp3
Category:Lançamentos -- posted at: 11:31am -03

Shuffle 09 - DOOM Neste fim de semana bem caseiro, fiquei ouvindo bastante Chinatown Wars, parceria do Ghostface com o DOOM, que está na trilha do novo GTA e está disponível para download no site da Stones Throw. Isso deu o mote para fazer este podcast com mais músicas do MF Doom e suas diversas parcerias, selecionadas, claro, ao acaso a partir do excelente remix de Chinatown Wars. Veja o que a sorte nos reservou:

1. Chinatown Wars - Ghostface & DOOM
2. Batty Boyz - DOOM
3. Guinesses - MF Doom featuring Angelika & 4ize
4. Bada Bing - Danger Doom
5. Mince Meat - Danger Doom
Direct download: shuffle_09_-__doom.mp3
Category:Shuffle -- posted at: 11:42am -03

1001 Sons - Krautrock Como falei no shuffle do começo da semana, este episódio do projeto que vai apresentar os 1001 sons que fazem a minha cabeça é dedicado a dez bandas do chamado krautrock. O que eu acho mais incrível é, em primeiro lugar, o grau de experimentação dessas bandas e, sem segundo, como várias delas ainda parecem modernas quase 40 anos depois de gravadas. Começo pelo Faust (foto), que foi o meu primeiro amor, e daí sigo por clássicos e alguns sons menos conhecidos. Claro, vai ter mais kraurock no projeto 1001, porque esse som é a raiz tanto do rock moderno - Radiohead que o diga - quanto da boa música eletrônica. E prepare-se que as viagens são longas e o podcast ficou com quase duas horas:

1.Why Don't You Eat Carrots - Faust
2.Für Immer - Neu!
3. Vamos Compañeros - Harmonia 76
4. Caramba - Cluster
5. The Man Machine - Kraftwerk
6. Revolution - Embryo
7. Electric Junk - Guru Guru
8. Space - Ash Ra Tempel & Timothy Leary
9. Halleluwah - Can
10. Phallus Dei - Amon Düül II
Direct download: 1001_-_krautrock.mp3
Category:Projeto 1001 -- posted at: 6:30pm -03