Uma viagem pelos meus discos
Discofonia 77 - Double Bass Sunrise Fazia um bom tempo que eu não arriscava um podcast só de jazz, uma das minhas maiores paixões na música. Neste ano, o disco que eu mais gostei até agora é o Double Sunrise Over Neptune, do William Parker, em que ele junta uma orquestra fenomenal com duas baterias, viola, violino, sax, trompete, guitarra e oud. Na faixa mais legal do disco ainda tem o vocal da indiana Sangeeta Bandyopadhyay. Como fiz recentemente um podcast onde o baixo digital era o fio condutor, neste o baixo acústico é a estrela. E para juntar com esses sons do William Parker, escolhi uma música do Charles Mingus, "What Love", de 1960, em que ele toca com Eric Dolphy no clarone, Ted Curson no trompete e Dannie Richmond na bateria. Na seqüência vem um som do Dolphy, que tinha acabado de deixar a banda de Mingus, ao vivo no Five Spot, numa gravação remasterizada da Prestige. A banda tem o baixista discreto mas excelente Richard Davis, Ed Blackwell na bateria e Mal Wardon no piano. Um supergrupo portanto.

It's been a while since I've played jazz on the podcast, but my favorite album this year is William Parker's Double Sunrise Over Neptune, so I decided to play two songs from it and mix them with two masters: Charles Mingus and Eric Dolphy.


1. O'Neal's Bridge - William Parker
2. Lights of Lake George - William Parker
3. What Love - Charles Mingus
4. The Prophet - Eric Dolphy

[]s

Guilherme
Direct download: Discofonia_77.mp3
Category:podcasts -- posted at: 3:50pm -03

Discofonia 76 - The Sonic No fim do mês passado, o Sonic Youth lançou pelo seu selo SYR o disco Andre Sider af Sonic Youth, gravação de um show de 2005 da banda com o mago do noise japonês Merzbow, o saxofonista sueco Mats Gustafsson e o guitarrista Jim O'Rourke. É o oitavo disco lançado pelo selo próprio do Sonic Yoth e a inspiração para este podcast só com sons lançados pelo SYR, de Sonic Youth Recordings, ora pois. A própria história do selo é interessante. Com a grana que o Sonic Youth ganhou com o Lolapalloza de 95, eles montaram um estúdio em Nova York, o que permitiu começar a gravar as viagens pouco comerciais da banda, quase sempre com participações de músicos de vanguarda. Então, este podcast traz uma pequena amostra dessa loucura toda, e traz sons dos quais participam, além dos citados antes, William Winant, Ikue Mori e DJ Olive, só para citar os que tocam neste Discofonia. A jóia é um bom trecho de cerca de 15 minutos da apresentação com Mats Gustafsson e Merzbow, mas há também o disco mais eletrônico de Kim Gordon com Mori e Olive e uma faixa do Goodbye 20th Century, álbum em que o Sonic Youth reviu a música de vanguarda feita no século passado. Aperte os cintos, porque a viagem vai longe...

This pocast is an introduction to some songs and improv sessions made by Sonic Youth with artists such as Merzbow, Mats Gustafsson, Ikue Mori and DJ Olive, released on their SYR label.

1. Piece Enfantine - Lee Ranaldo and William Winant
2. Andre Sider af Sonic Youth (excerpt) - Sonic Youth, Jim O'Rourke, Merzbow and Mats Gustafsson
3. Anagrama - Sonic Youth
4. Hugara Vivo - Sonic Youth and Jim O'Rourke
5. What Do You Want (Kim) - Kim Gordon, Ikue Mori and DJ Olive
6. J'accuse Ted Hughes - Sonic Youth

[]s

Guilherme
Direct download: Discofonia_76.mp3
Category:podcasts -- posted at: 4:37pm -03

Discofonia 75 - Bass + Digital Este podcast foi inspirado pelo disco lançado há pouco pelo Turbo Trio, projeto de B Negão, Tejo Damasceno e Alexandre Basa. Depois de ouvir Baile Bass, me deu vontade de compilar um monte de coisas novas que unem o som do baixo à música digital. A coisa mais nova é justamente a faixa que abre este podcast, "Delta V", do Squarepusher, single de seu próximo disco que será lançado em outubro pela Warp. Mas há outras coisas bem recentes: singles novos do The Bug e do Kode 9, faixas do recém-lançado Uproot, do DJ/ rupture, além das novas do Tricky e do Lindstrom. Pancadón.

Inspired by Turbo Trio's Baile Bass, this podcast showcase the marriage of bass and digital culture. Enjoy.

1. Delta V - Squarepusher
2. Um Grau Acima - Turbo Trio
3. Ganja - The Bug featuring Flowdan
4. Hyper Hyper - Modeselektor featuring Otto Von Schirach
5. 20 Dollar - M.I.A.
6. Baligaga - Tricky
7. Konfusion (Vox) - Kode 9
8. Too Much: Clouds - DJ/ rupture
9. Mass Dampers: Ekstrak - DJ/ rupture
10. 26 Basslines - Benga
11. Etched Headplate - Burial
12. The Long Way Home - Lindstrom

[]s

Guilherme
Direct download: Discofonia_75.mp3
Category:podcasts -- posted at: 9:36pm -03

Discofonia 74 - Robert Wyatt Tive um mês difícil. Talvez parte dessa dificuldade venha de eu ter mergulhado fundo na obra de Robert Wyatt, um convite à depressão. Seu disco mais recente, Comicopera, tem tocado sem parar em casa desde o fim do ano e, agora, numa viagem recente à Los Angeles o comprei em vinil, o que aumenta em muito o prazer de ouvi-lo, vê-lo, manuseá-lo. Sou fã de Wyatt há bastante tempo, principalmente atraído por suas letras, seu internacionalismo e sua ousadia ao experimentar dentro da moldura da música popular. Para dar conta de mostrar uma carreira de mais de 40 anos, tive de deixar de lado aqui todo seu trabalho como membro do Soft Machine e do Matching Mole. Quis fazer um podcast que mostrasse seus obras mais recentes, mas também que pudesse ser uma chave para entender a complexidade de sua carreira solo, dos anos 70 até hoje. Mais do que um greatest hits, esse é um programa que tenta revelar diferentes faces de sua persona musical: o letrista cético, o socialista, o cantor de voz delicada aberto às mais diferentes colaborações, o baterista de jazz que perdeu o controle das pernas.

This podcast tries to look at Robert Wyatt's solo work and to reveal the great pop songwriter, the socialist, the singer always open for collaboration, the drummer turned keybordist by fate, the genius in and out of the bottle. Enjoy, but beware...

1. Be Serious - Robert Wyatt
2. I'm a Believer (extended version) - Robert Wyatt
3. Shipbuilding - Robert Wyatt
4. Strange Fruit - Robert Wyatt
5. Incensatez - Robert Wyatt
6. Just As You Are - Robert Wyatt
7. Sea Song - Robert Wyatt
8. Left On Man - Robert Wyatt
9. Red Flag - Robert Wyatt
10. Hasta Siempre Comandante - Robert Wyatt
11. Internationale - Robert Wyatt
12. Do Ya - Nick Manson and Robert Wyatt
13. For Instance (Silence) - Michael Mantler and Robert Wyatt
14. Submarine - Björk and Robert Wyatt
15. To Caravan and Brother Jim - Robert Wyatt
Direct download: Discofonia_74_-_Robert_Wyatt.mp3
Category:podcasts -- posted at: 12:49pm -03

Discofonia 73 - Lisergia Segundo Discofonia A morte de Albert Hofmann (1906-2008), descobridor do LSD, ocorreu no momento em que cientistas do mundo todo tentam reativar as pesquisas sérias sobre psicodelia. Há dois meses, o repórter da Trip Bruno Torturra Nogueira foi a Basel, na Suíça, para cobrir o primeiro Fórum Psicodélico Mundial e tentar entrevistar o Dr. Hofmann. A entrevista não aconteceu, mas a viagem, em mais de um sentido, valeu muito. Primeiro uma reportagem de peso sobre o encontro, que está na edição deste mês da revista. Depois, por servir de inspiração para este podcast, feito sob medida para entrar nesses estados alterados de percepção, mas sem cair nos clichês dos ecos e delays da música psicodélica. Juntamos nossas bagagens musicais e siderais para criar essa trilha para uma good trip.

This is a psychedelic Discofonia done with Bruno Torturra Nogueira, a reporter from Trip magazine that went on a quest to find wisdom in the  mind and labs of Dr. Albert Hofmann and his famous molecule right before he died in Switzerland.

Have a nice trip:

  1. Blabber n' Smoke – Captain Beefheart
  2. Ripple – Greatful Dead
  3. A Bunch of Lonesome Heroes – Leonard Cohen
  4. Let's Play That – Lanny Gordin e Jards Macalé
  5. I Shall Be Released – Marion Williams
  6. II B.S. – Charles Mingus
  7. Freak In – Dave Douglas
  8. LSD – Arnaldo Baptista
  9. Eat a Peable – Acid Mothers Temple
  10. I Set My Face to the Hillside - Tortoise
  11. Lá Fora Tem... - Cidadão Instigado
  12. Giggy Smile- Faust
  13. Summer of Love – Current 93
  14. Quinteto para Cordas em Dó Maior, Adágio – Schubert
[]s

Guilherme



Direct download: discofonia_73.mp3
Category:podcasts -- posted at: 3:27pm -03

Discofonia 72 - Song, song, song Este Discofonia é primo do anterior, mas se eu olhei para música eletrônica antes agora o foco são canções novas que vão do soul ao indie rock, misturando bandas novas como os californianos psy do Wooden Shjips (foto) e os fofos She & Him até novos lançamentos de gente que tá na estrada há muito tempo, caso do Al Green. No meio, projetos diferentes como os remixes hiphop do InRainbows do Radiohead que podem ser baixados de graça na web e sons que estão fazendo muito a minha cabeça, como Gudrun Gut, Portishead e Hanne Hukkelberg e Evangelista.

Ah, e esse também é o primeiro Discofonia que recolhe os direitos dos artistas pelo ECAD.

This one is all about great songs in different styles.

As músicas:

1. We Ask You to Ride - Wooden Shjips
2. Standing in the Rain - Al Green
3. Circus of Horror - Quiet Village
4. Nudez (ft Too$hort & MC Zumbi of Zion I) - AmpLive
5. Magic Doors - Portishead
6. Last Night - Gudrun Gut
7. These Few Presidents - Why?
8. Hazel St - Deerhunter
9. Cold Son - Stephen Malkmus
10. The Other Side of the World - Tindersticks
11. Oh Sister - Andrew Bird
12. A Cheater's Armory - Hanne Hukkelberg
13. Black Hole - She & Him
14. Hello, Voyager - Evangelista

[]s

Guilherme

Direct download: discofonia_72.mp3
Category:podcasts -- posted at: 11:19pm -03

Discofonia 71 - ElectroMix

Noite de insônia pós-fechamento de edição de sono tem seu lado bom. Em vez de brigar com o travesseiro, resolvi fazer um podcast para o feriado. Fazia tempo que queria fazer um Discofonia “clássico”, com novidades e músicas que não são ouvidas facilmente por aí. Inspirado por uma conversa com o amigo Theo Rocha, cuja tese principal era de que boa parte da graça de sair para ouvir e dançar música eletrônica está se perdendo por conta do fundamentalismo do sub-gênero, resolvi fazer esse podcast misturando muita coisa eletrônica diferente. São músicas que vão dos novos do Matmos (foto - AJ Farkas/Divulgação) - uma homenagem à cultura eletrônica e aos sons de sintetizadores vintage -, e dos mexicanos do Nortec - com sua mistura de música de baile de Tijuana e eletrônica - até faixas de grandes discos alemães do ano passado, como os do Pole, do Frank Bretschneider, da Ellen Allien com o Apparat e do Laub. Claro, não consegui deixar de fora um pouco do dubstep de Benga e Kode9, mania minha mesmo. Em tempo: antes de ser linchado pelos bons DJs que não caem nesse fundamentalismo, deixo claro que, sim, há DJs que não se rendem só ao subgênero, são bacanas e tocam em São Paulo. Só não vou citá-los para não deixar gente de fora e cometer mais injustiça do que a generalização de lá de cima.


This is a classic Discofonia. An electronic mixtape with no respect whatsoever for genres and subgenres, but with both ears open to recent, good and somewhat less obivious tunes. Enjoy.


Bom, vamos às músicas:


1. Mama Loves NortecNortec Collective – Tijuana Sound Machine

2. NaturaSeptember Collective – All the Birds Were Anarchists

3. AnalogLaub – Deintwegen

4. JungsPole – Steingarten

5. A Soft Throbbing of TimeFrank Bretscheneider - Rhythm

6. Exiter Lamp and the Variable BandMatmos – Supreme Balloons

7. UnderEllen Allien & Apparat – Orchestra of Bubbles

8. The Black BlockModeselektor – Happy Birthday

9. Night (Original)Benga & Coki – Diary of an Afro Warrior

10. Konfusion (Dub)Kode9 – Konfusion

11. Colours MoveFuck Buttons – Street Horsssing

 

[]s


Guilherme

Direct download: Discofonia_71_-_EtectroMix.mp3
Category:podcasts -- posted at: 4:10pm -03

Discofonia  70 - Nasi Mês passado, Nasi deu uma entrevista bombástica para mim e para a Nina Lemos, publicada na Trip. Nasi é um cara polêmico, mas além da briga toda dele com o Ira!, da interdição kafkiana, de seu charme com as mulheres e a história complicada com as dorgas, falamos muito de música, coisas que acabaram fora da edição final do texto. Por isso, esse podcast traz trechos inéditos da entrevista e tenta dar uma geral na carreira do senhor Marcos Valadão, tanto solo como com a banda! Para fazer esse podcast, revisitei meus velhos discos do Ira! e foi uma delícia. Depois de ouvir tudo, decidi tocar canções compostas pelo Nasi. Assim, espero ter matadi dois coelhos de uma só vez: fiz um podcast em que se pode ouvir faixas do Ira! que nunca ou muito raramente tocaram no rádio e mostrei o lado compositor do Nasi, que quase nunca é lembrado. Isso sem falar nos blues. Ouve aí:

Nina Lemos and I interviewed Nasi, the legendary singer who left Ira!, one of the greatest Brazilian rock'n'roll bands, last year. In this podcast we play some songs he wrote for the group in the past 20 years and also a few tracks from his solo work. Check it out:


1. Wolverine Blues - Nasi
2. Sonhar com o quê? - Ira!
3. Receita para se Fazer um Herói - Ira!
4. Advogado do Diabo - Ira!
5.Cabeças Quentes - Ira!
6. O Homem É Esperto mas a Morte É Mais - Ira!
7. Imagens de Você - Ira!
8. Correnteza - Ira!
9. O Tempo - Ira!
10.Problemas - Nasi e os Irmãos do Blues
11. Sofre - - Nasi e os Irmãos do Blues
12. Vampiro - Nasi e os Irmãos do Blues
13. Sociedade Alternativa - Nasi

[]s
Guilherme
Direct download: discofonia_nasi.mp3
Category:podcasts -- posted at: 7:04pm -03

Discofonia 69- Fim da Linha Este era um podcast que tinha tudo para dar certo, mas deu errado, por isso a demora. Mesmo assim, o Discofonia orgulhosamente apresenta a trilha sonora do filme Fim da Linha, dirigido pelo Gustavo Steinberg e escrito por nós dois. A trilha do filme foi feita por mim, pelo Gustavo e pela mulher dele, Maria Brant. Tinha gravado com os dois, mas, na edição, destruí o áudio. Fui limpar os ruídos e acabei com as falas que pareciam daquelas reportagens que disfarçam a voz do criminoso. Acabei jogando tudo fora e gravei de novo, sozinho, só o essencial. Não pudemos gravar outro take porque, nesse meio tempo, nasceu a Isadora, filha do Gustavo e da Maria, e este podcast, claro, é dedicado a ela. No meu blog na Trip eu coloco a transcrição das conversas que tivemos durante a gravação original. O que importa é que a trilha está aí para você ouvir, na ordem em que as músicas aparecem no filme. Espero que vocês gostem e vejam o filme. Se não der no cinema, sempre existe o DVD.

This one contains the soudtrack from Fim da Linha (End of the Line), a film by Gustavo Steinberg, written by him and me. The soundtrack was selected by the two of us with Gustavo's wife Maria Brant. Enjoy.

1. Nomadic Chronicle - Gogol Bordello
2. Yaba - PexBaA
3. Tu Parles Trop - La Rue Kétanou
4. Jazzin Babies Blues - Traditional Jazz Band
5. Noginic - PexBaA
6. Te Encongtra logo - Cidadão Instigado
7. Que Infeliz Sorte - Cartola
8. Montserrat - Bajofondo Tango Club
9. O Tempo - Cidadão Instigado
10. Vlu - PexBaA
11. Eugene - Andrew Bird
12. Aeroporto - PexBaA
13. Ala z - PexBaA
14. Sin dinero - Pequeña Orchesta Reincidentes
15. The way we get by - Spoon
16. chorinho cabuloso - Jacob do Bandolim
17. Os Urubus Só Pensam em te Comer - Cidadão Instigado

[]s
Guilherme



Direct download: Discofonia_69_-_Fim_da_Linha.mp3
Category:podcasts -- posted at: 1:17am -03

El Cristal – Juana Molina – Tres Cosas

Time of No Reply – Nick Drake – Made Love to Magic

The Dust Blows Forward N’ the Dust Blows Back - Captain Beefheart – Trout Mask Replica

The Lyre of Orpheus – Nick Cave – The Lyre of Orpheus

Baõ – Johann Johannsson – Englabörn

Satrdust – MRK1 – Copyright Laws

Labalakely Dress – Animal Collective – Hollinndagain

A B-Boys Alpha – Cannibal Ox – The Cold Vein

Direct download: Johann_Johannsson_Englabrn_08_Ba.mp3
Category:Meia hora de shuffle -- posted at: 3:33pm -03