Uma viagem pelos meus discos
Discofonia 33 Thirsty Ear.Este último podcast do ano passa longe das retrospectivas e fala de um dos meus selos preferidos, o Thirsty Ear e mais precisamente da Blue Series Continuum, uma série de gravações superinteressantes que exploram a música de hoje e nas suas mais diferentes fronteiras. O curador da série é o pianista Matthew Shipp (por isso a foto dele aí ao lado) e o mais interessante é o fato de ele conseguir reunir músicos aparentemente díspares que têm como denominador comum a vontade de ir além dos limites em música e explorar novos caminhos. A base da gravações do selo e do núcleo de músicos que mais participam das sessões é o jazz, mas desde o começo há um encontro da improvisação com a eletrônica e o hip hop. E neste Discofonia eu resolvi fazer um apanhado de discos recentes que saíram pelo Thirsty Ear.
Bom, eu vou viajar agora e devo voltar mesmo só depois de 15 de janeiro. Talvez eu consiga fazer ainda mais um podcast para celebrar o ano novo, mas ainda não tenho certeza. Eu gostaria de desejarum ótimo 2006 para todos que tem acompanhado este podcast durante este ano e no ano que vem tem mais.
This one displays the bold music of the New York label Thirsty Ear. Happy New Year.
As músicas:
1)Stalagmite - Craig Taborn
2)Wild - Meat Beat Manifesto
3)Blood 2 the Brain - Mathhew Shipp
4)Absinthe - KTU
5)Brother's Gonna Work It Out - DJ Spooky & Dave Lombardo
6)Get Modal - El-P & the Blue Series Continuum
7)Dust on a White Shirt - William Parker Violin Trio
8)Heavy Mental (for Wayne Kranz)- Tim Berne
9)Noh Rio - Yohimbe Brothers
10) Horse Latitudes South - Groundthruter
11) Lata - Spring Heel Jack
12) What Good Is Love - Mark Eitzel
[]s
Guilherme
Direct download: Discofonia_33.mp3
Category:podcasts -- posted at: 1:06am ART

Discofonia 32 OO Discofonia desta semana está nas mãos de Edde Olliver, que faz o podcast Love Songs. E ele fez um Discofonia bem variado, com algumas pérolas da música brasileira e hits internacionais de todas as épocas. É bem legal ter uma visão diferente sobre o Discofonia, e isso foi possível graças à ação de diversos podcasters brasileiros que resolveram fazer uma troca de programas. Uma idéia muito interessante do pessoal do Rosso Pomodoro. Assim como este podcast aparece por aqui, outros 14 podcasts serão colocados na web neste sábado.
Abaixo eu coloco a lista dos programas. Então vamos às músicas que o Edde escolheu para este Discofonia 32:

Def Leopard - Pour Some Sugar on Me
Marcio Jose- O Telefone Toca
Barros de Alencar - Dizem que os Homens não Devem Chorar
Odair José (a foto aí do lado é demais, né?) - Pare de Tomar a Pílula
Alvarenga e Ranchinho - Romance da Caveira
Janes Joplin- Me and Bobby Magee
UB40- Every breath you take
Wooly Bully - Take it to the limit
Bellamy Brothers - Let your Flow
Bobby Mcferrin - Don't Worry Be Happy
Commodors - Boogie Nights

E esses são os podcasts trocados:
Edinho & Turma - Junão Podcast Show
Christian Gurtner - Espaço Retrô
Eddie Silva - Cafofo
Joildo - Alguém Precisa Falar
Vito & Federico - Código livre
Luiz Paulo - Love Songs
Carlos Carbonari (Junão) - Rosso Pomodoro
Guilherme Werneck - PodSexo
Édson Lima - Edbraca Podcast
Ricardo Maccari & Adriana Saito - Evandro Podcast
Felipe Dallanezi - Cover Total
Edde Olliver - Discofonia (você está aqui:)!)
Waine Maciel (Tatto) - Rádio Music
Evandro Pastor - Escriba Café
Diogo Lopes & Alicinha - Independência
[]s
Guilherme
Direct download: Discofonia_32.mp3
Category:podcasts -- posted at: 1:16am ART

Nesta semana o Discofonia só será publicado no sábado. Isso porque será um podcast surpresa, bem diferente do normal. Aguardem.
[]s
Guilherme
Category:general -- posted at: 2:20pm ART

Discofonia 31 Cantoras brasileiras soltam a voz no Discofonia. O podcast desta semana é dedicado a essas belas vozes femininas e mostra trabalhos novos de cantoras que estão surgindo e também de vozes consagradas. O interessante neste podcast é notar que a maior parte das novas cantoras recorre ao repertório mais clássico da MPB, composto por ícones como Caetano, Gil, Tom Zé, Tom Jobim. Mas também existe gente nova interessada em gravar autores novos, como é o caso da Maria Rita e da CéU, e existe a Gal, divina maravilhosa, cantando um monte de novos compositores em seu disco mais recente, "Hoje". Este podcast mostra tudo isso, sem preconceito de ouvir essas belas vozes acompanhadas de intrumentos elétricos, acústicos e eletrônicos. Ah, e quem está na foto ao lado é a Badi Assad. A partir dessa semana, vou colocar a lista das músicas por aqui.
This one is a mix of recent works from old and new Brazilian singers. See the songs below.
1) Véu da Noite - CéU
2) Casa Pré-fabricada - Maria Rita
3) Um Passo à Frente - Gal Costa
4) A Banda Maluca - Joyce
5) Ela (Rap da Clara) - Clara Moreno
6) Sobrados - CYZ, com participação de Dona Cila do Côco
7) Eu Sou Neguinha? - Vanessa da Mata
8) Cogito - Beatriz Azevedo
9) Programa - Adriana Calcanhotto com Moreno + 2
10) Tô - Zélia Duncan
11) Menina Amanhã de Manhã - Mônica Salmaso
12) Sussuarana - Maria Bethânia com Nana Caymi
13) Seu Delegado - Badi Assad
14) Computadores Fazem Arte - Elza Soares
[]s
Guilherme
Direct download: Discofonia_31.mp3
Category:podcasts -- posted at: 2:22am ART

Bom, depois de 30 Discofonias, eu finalmente tomei vergonha na cara e registrei dois domínios: www.discofonia.com e www.discofonia.com.br para acessar essa página. A outra notícia é que, misteriosamente, o podcast voltou a fazer parte do diretório do iTunes.
[]s
Guilherme
Category:general -- posted at: 10:25am ART

Discofonia 30 Crias do Miles no Discofonia. É difícil encontrar alguém que goste de jazz e não seja fã de alguma fase da longa carreira de Miles Davis como líder. Do bebop às experimentações mais radicais, Miles tinha um talento especial para captar o tempo presente e transformá-lo em música. E um talento mais especial ainda para recrutar grandes músicos para acompanhá-lo. Tanto que depois de um tempo ele passou a assinar "direction in music". Gosto para valer de muitos discos de Miles, de diferentes fases. Mas aquela de que eu mais gosto é a do segundo grande quinteto, formado pelos jovens Wayne Shorter no sax, Herbie Hancock no piano, Ron Carter no baixo e Tony Williams na bateria. ?lbuns como "ESP", "Miles Smiles", "Sorcerer", "Neferttiti" e "Miles In the Sky" são obrigatórios em qualquer boa discoteca de jazz. A música produzida por esse quinteto é de um vigor insuperável. Por isso eu o coloco à frente de outras grandes formações, como o quinteto com John Coltrane, Red Garland, Paul Chambers e Philly Joe Jones, de toda a fase dos primórdios fusion e dos álbuns fabulosos que nasceram da parceria com Gil Evans. Bom, gosto não se discute.
Por isso, neste Discofonia, eu resolvi fazer algo diferente e falar de como esses jovens músicos emergiram como grandes líderes depois da dissolução do quinteto. O ano-chave é 1969. Então eu apresento músicas do álbum "Super Nova", do Wayne Shorter, "Fat Albert Rotunda", do Herbie Hancock, gravado em dezembro de 1969 e lançado em 1970, "Uptown Conversation", do Ron Carter, e "Emergency!", do Tony Williams Lifetime. São discos diferentes entre si, que exploram diversas direções dentro do idioma do jazz. E dão vazão a idéias que já estavam em gestação quando eles tocavam com Miles. Muitos desses caras ainda participavam das gravações do trompetista, mas já era outra viagem. E, claro, já que eu falo do quinteto, toco uma das minhas gravações favoritas: "Footprints", do Wayne Shorter, registrada no ótimo "Miles Smiles".
A lista das músicas está no meu blog no Link.
This Discofonia is about the records made by Miles Davis' sidemen after his second famous quintet was dissolved.
[]s
Guilherme
Direct download: Discofonia_30.mp3
Category:podcasts -- posted at: 3:23am ART

Discofonia 29 Claro q É Rock. O Discofonia desta semana é um guia de bolso para o festival que acontece no sábado aqui em São Paulo e no domingo no Rio.Na minha opinião, vai ser o melhor festival de rock do ano. E por aqui você ouve Iggy Pop, que está aí­ ao lado,Fantômas, Sonic Youth, Flaming Lips, Nine Inch Nails, Good Charlotte, além dos brasileiros Nação Zumbi e Cachorro Grande.
A lista das músicas está no meu blog no Link
This Discofonia play some songs from bands that are going to perform at Claro q É Rock festival in Brazil this weekend.
[]s
Guilherme
Direct download: discofonia_29.mp3
Category:podcasts -- posted at: 1:14pm ART

Discofonia 28 Studio One, na Jamaica, é o berço do reggae moderno. Este Discofonia é dedicado ao começo dessa aventura liderada por Clement 'Sir Coxsone' Dodd (1932-2004), que você vê na foto ao lado. Sir Coxone criou o Studio One em 1963. Neste podcast você ouve algumas gravadas por ele de meados dos anos 60 até 1970, antes, portanto, de o raggae virar um fenômeno mundial no começo da década de 70. As músicas estão em duas compilações - Studio One Classics e Studio One Dub - lançadas no ano passado pelo selo da loja londrina Soul Jazz Records, que eu encontrei a pouco tempo na Tracks, lá no Rio, no Baixo Gávea, uma loja com ótimos discos de vinil novos e antigos. Neste podcast rolam uns clássicos de gente como The Wailers, The Skatalites,Alton Ellis,Horace Andy e Slim Smith, além de dubs que saíram da mesa de som de Sir Coxsone.
A lista das músicas está no meu blog no Link
This one is about Studio One and Sir Coxsone recordings through the 60's up to 1970.
[]s
Guilherme
Direct download: Discofonia_28.mp3
Category:podcasts -- posted at: 1:16am ART

Discofonia 27 A dupla CocoRosie, formada pelas irmãs Bianca e Sierra Casady (olha elas aí nesta foto da Shawna Enyart), inspirou este Discofonia, que mostra músicas do disco mais novo delas, "Noah's Ark", e também faixas da compilação "The Enlightened Family: A Collection of Lost Songs", primeiro disco lançado pelo selo da Bianca, Voodoo Eros. Partindo desses dois lançamentos, eu resolvi tocar músicas recentes de algumas bandas que eu ouvi muito neste ano e que, de alguma forma, subvertem a música folk americana:Devendra Banhart, Andrew Bird, Animal Collective e Sufjan Stevens e Six Organs of Admittance . Ah, tem também uma entrevistinha com a Sierra, do CocoRosie. Aproveitem. A lista das músicas está no meu blog no Link
After an interview with Sierra Casady, from CocoRosie, I've decided to play some songs from their new record and other artists that have folk music as an influence, but go far beyond it, like the guys I've mentioned above.
[]s
Guilherme
Direct download: discofonia_27.mp3
Category:podcasts -- posted at: 10:28pm ART

Discofonia Especial F F, o produtor Felipe Ribeiro, que se apresenta no Hipersonica, do FILE - Festival Internacional de Linguagem Eletrônica,passou nos estúdios do Discofonia (leia-se, minha casa) e trouxe o seu computador para fazer um live PA exclusivo. O Felipe toca em dois territórios do Hipersonica com dois projetos diferentes, FM e ?. Neste live caseiro ele mostra duas faixas improvisadas. Seguindo a orientação dele, eu mixei as duas numa terceira e é essa loucura toda que o Discofonia tem o prazer de apresentar. Valeu, Felipe.
Como sempre, outras informações no meu blog no Link
This is a live PA made by brazilian soundsculptor F, Felipe Ribeiro, at Discofonia headquarters.
[]s
Guilherme
Direct download: discofonia_especial_f.mp3
Category:podcasts -- posted at: 12:19pm ART